16 de dezembro de 2013 às 15:57

Sabesp coloca em operação nova ETA para melhorar abastecimento de Iperó

Na tarde desta sexta-feira (29), a Sabesp colocou em funcionamento a Estação de Tratamento de Água Iperó, em Boituva. O início da operação foi acompanhada por autoridades de Iperó, pelo secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e pelo superintendente regional da Sabesp, Mário Eduardo Pardini Affonseca. O funcionamento da ETA Iperó, ainda em fase de teste, já está melhorando o abastecimento dos iperoenses.

Isso está sendo possível porque, há cerca de quinze dias, a Sabesp está realizando obras de ampliação na ETA Boituva, com o que aumentou a captação de água e tratamento de 150 mil para 204 mil litros por segundo. Com isso, a Sabesp implantou um novo sistema, chamado ETA Iperó, separando as operações de abastecimento para as duas cidades. Nos próximos cinco dias, a operação será feita somente em determinados horários, para verificar como o sistema se comporta.

Após a fase de testes e ajustes, estará garantido para Iperó um volume de abastecimento de cerca de 30 a 40 litros por segundo, o que equivale a capacidade de três novos poços artesianos. Além dessas ações, a pedido da Prefeiturai, durante esse período, a Sabesp vai fornecer para o município, durante as madrugadas, de 16 a 20 litros de água por segundo, evitando os problemas enfrentados pela população nos últimos meses.

A documentação para a assinatura do termo de cooperação já foi enviada para o governo do Estado. A expectativa é que, ainda antes do final do ano, possa ser assinado o termo e que a Sabesp, além da melhoria do abastecimento alcançado com a ETA Iperó, rapidamente faça mais investimentos em obras para melhorar cada vez mais o sistema da cidade.

Fonte: site da Prefeitura de Iperó