12 de junho de 2017 às 13:15

Prestação de Contas – 1º Semestre

Com o objetivo de servir os munícipes e olhar para as necessidades que nossa cidade tanto precisa, a Câmara Municipal de Iperó vem trabalhando para melhorar as condições de atendimento aos munícipes, o desenvolvimento da cidade e também contribuir com a economia do dinheiro público e cortes de gastos nos custos do Legislativo.

Só neste primeiro semestre conseguimos devolver a Prefeitura Municipal a quantia de R$ 55.000,00 (cinquenta e cinco mil reais), para os cofres do Executivo.

Esse valor será empregado nas áreas cabíveis para ajudar a suprir as necessidades dos cidadãos iperoenses.

Mesmo com todos os esforços para contribuir para o corte de gastos, a Câmara investiu nos funcionários para capacita-los ao atendimento das necessidades da administração pública, bem como atender todas as exigências do Tribunal de Contas – AUDESP, Ministério Público e munícipes de Iperó.

Foram trocados equipamentos como computadores e impressoras de funcionários e dos gabinetes que necessitavam de atualização para melhor atender a população. Assim como também houve uma adequação no sistema de segurança, onde câmeras foram substituídas para melhor preservação do patrimônio público, sendo que, as câmeras antigas foram reutilizadas em escolas municipais do bairro de George Oetterer para melhorar a segurança de outros patrimônios.

O sistema de transmissão das sessões online teve investimentos para passar a transmissão de analógica para HD, para dar acesso aos internautas que possuem o sistema mais atualizado.

Outra inovação foi à implementação da ferramenta E-SIC – Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão – onde através do site www.camaraipero.sp.gov.br, qualquer pessoa terá acesso a informações, reclamações e opiniões que contribuirão para o trabalho do legislativo e assim conseguir melhorias para nossa cidade.

Esta Casa Leis, também foi referencia de debates e cursos para diversas áreas do município. O plenário foi usado para curso de capacitação de professores, audiências públicas da saúde, administração, finanças, turismo, bem como entidades, associações e empresas também usaram o espaço para reuniões e treinamentos. Algumas dessas reuniões promovidas pelos próprios vereadores da Casa foram para buscar e discutir soluções para problemas que a cidade apresenta.

Neste primeiro período do ano passaram muitos projetos pelo Legislativo, alguns deles merecem destaque por sua importância em relação as conquista que os munícipes alcançaram, sendo elas a ajuda nos custos do atendimento das crianças da APAE conteúdo da Lei 909/17, a cesta básica dos servidores do executivo conquistado através da Lei 910/17, convênio com o projetos sociais como o  “Caminhando Contra as Droga” e IBRAJE – Jornada Ecológica, este buscando a pareceria para cursos, através das Leis 915/17 e 917/17. Outra conquista deste período foi à redução da carga horária de trabalho para os cargos de agente de vetores e agente comunitário de saúde, atendido na Lei Complementar 131/17.

Os trabalhos na Câmara através dos Vereadores ainda tiveram como destaque os projetos aprovados com o que proíbem as concessionárias reapossáveis cortar serviços de fornecimento de água e energia nas vésperas de finais de semana e feriado, com o propósito de evitar danos e prejuízos à população, resultando na Lei Municipal 911/17. A Lei 920/17, firma compromisso com as empresas que prestam serviços para que em 72 horas sejam executados reparos e manutenção dos mesmos. Recém-aprovada a Lei 922/17 disponibiliza cadastro de pedido de vaga nas creches educação infantil para mapear e atender a demanda do município, e a implantação da coleta seletiva de lixo conteúdo da Lei 923/17.

Além das Leis Municipais promulgadas neste primeiro semestre, os vereadores já fizeram mais de 350 indicações de serviços, obras e necessidades da população, onde boa parte já foi solucionada pelo Poder Executivo e as demais estão sendo providenciadas conforme a demanda, solicitações e recursos para a viabilidade dos trabalhos.

Um dos temas mais requisitados pelos moradores é o da Segurança Pública da cidade, neste setor, os vereadores já promoveram e participaram de reuniões para buscar soluções junto a Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Guarda Civil e até a com o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Assim como representar o povo de Iperó e contribuir com a administração pública da cidade, o comprometimento desta Presidência desta Câmara e de todos os vereadores tem como prioridade melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida de todos.