10 de abril de 2015 às 17:50

Divisão territorial da Floresta Ipanema está fora de questão para Iperó

Esta semana, foram publicadas no dia 7 de abril no Jornal Cruzeiro do Sul e no portal de notícia G1, matérias sobre os 158 anos da Estância Turística de Araçoiaba da Serra.

No texto publicado foi destacada a intenção por parte Prefeita da cidade, Sra. Mara Melo, a expansão do territorial da cidade.  Essa expansão visa o bairro de Araçoiabinha, território o qual faz parte não só da cidade de Iperó, como também da Fazenda Ipanema, que além de patrimônio Histórico, mantido por recursos federais, por meio do Instituto Chico Mendes de conservação da biodiversidade, pois a Floresta Nacional de Ipanema é o maior ecossistema de Mata Atlântica existente hoje no país.

A Prefeitura de Iperó informou em nota, que não foi comunicada oficialmente sobre a intenção da cidade vizinha. Para os representantes da cidade de Iperó, redefinir os limites do município está fora de qualquer discussão, pois não abrem mão da área e a Prefeitura dispõe de documento que garante que os 5 mil hectares estão em Iperó.

A Prefeitura se baseia em um mapa do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado, de 1977, que mostra que a área fica 100% no município de Iperó. Sem contar que as melhorias realizadas em Araçoiabinha, como na estrada que liga o bairro ao distrito de George Oetterer, foram realizadas por Iperó.

Na própria matéria, é relatado o desacordo em diversos casos entre o Executivo e o Legislativo da cidade de Araçoiaba da Serra.

Em outros episódios, assuntos governamentais tentaram ser abafados para não escandalizar possíveis problemas administrativos na Prefeitura. Sabe-se também da falta de manutenção em várias estradas vicinais da cidade, o que deveria ser prioridade administrativa para o desenvolvimento da cidade e melhora nas condições de infraestrutura de seus munícipes.

A Câmara Municipal, em respeito e atenção aos moradores da cidade de Iperó emitiu Moção de Repúdio a declaração dada pela Prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Melo (PT) ao Jornal Cruzeiro do Sul, sobre a divisão territorial da Floresta Ipanema.