4 de abril de 2014 às 16:18

Câmara de Iperó conta com Sistema de Controle Interno

Atendendo as exigências do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o presidente do Legislativo, Alysson Alessandro de Barros, junto a Mesa Diretora, implantou o Sistema de Controle Interno na Câmara de Iperó.

O projeto do Sistema de Controle foi aprovado pelo Poder Legislativo na Sessão do dia 20/03/2014, teve a Resolução 001/2014 publicada no Jornal do Município no dia 28/03/2014.

De acordo com o Tribunal de Contas (TCESP), o Controle Interno é um importante mecanismo para medir a eficiência de cada gestão e que tem como objetivo prevenir a prática de ações que não atendam o regimento em questão ou que possam contrariar a Constituição Federal ou a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A partir da publicação o Legislativo passa a ter um sistema que assiste todas as suas atividades realizadas. O sistema consiste no acompanhamento de projetos, atividades e outros procedimentos estabelecidos pela legislação em vigor, para controle interno e externo.

O objetivo é assegurar que os trabalhos realizados terão seus resultados alcançados com êxito.

Com a regulamentação do sistema a Câmara poderá analisar tudo que vem sendo apresentado, adequar projetos e disponibilizar resultados para mostrar com transparência suas ações.

Dos fatos apurados pelo Controlador Interno será elaborado um relatório de auditoria interna que deve conter de forma clara e precisa todas as situações verificadas.

Esta medida vincula diretamente a estrutura organizacional da Câmara Municipal ao presidente do Legislativo, facilitando o acesso a todas as informações, documentos e atividades realizadas.

O controle interno será exercido em todos os departamentos e setores que compõe a estrutura administrativa do Poder Legislativo Municipal e será fiscalizado pelo Tribunal de Contas.